12 passos para o coração da Criança

Dias das crianças e um pensamento sobre elas. Pensamento que pra mim é diário.

1 – OLHE PRA BAIXO E OLHE NOS OLHOS DA CRIANÇA
Criança existe! Muita gente ignora que elas existem, é sério.
Inclua a criança nos seus relacionamentos. Elas precisam ser respeitadas e ouvidas. Elas saberão quem as considera se as olharmos nos olhos.

2 – FALE A LINGUAGEM DA CRIANÇA
Não um “tatibitati” mas uma conversa sincera que toque seu coração. Ouça de verdade e fale com simplicidade. São universos diferentes. Seja criativo na comunicação.

3 – PREGUE O EVANGELHO À CRIANÇA
Elas devem ouvir a mensagem de salvação. Criança tem pecado. Criança precisa conhecer Jesus. Elas tem a total capacidade de entender a respeito da criação, queda e redenção. Precisam ouvir de maneira que aprendam. A Bíblia deve ser o livro principal da vida de toda criança. Se esforce.

4 – BRINQUE DE VERDADE
Mais importante que o brinquedo é o brincar. Sente no chão, dê atenção e brinque de verdade.

5 – DESENVOLVA A IDENTIDADE DE GÊNERO DA CRIANÇA
Menino é menino e precisa ser criado como menino. Suas características intrínsecas de acordo com sua biologia. Menina é menina e tem de ser criada como tal. Não permita qualquer introdução da desgraça da ideologia de gênero na vida de seu filho e filha. Ensine que Deus fez homem e mulher e que isto é perfeito.

6 – DESENVOLVA A CRIATIVIDADE 
Não dê tudo pronto, chame para o desafio. Mostre os primeiros passos e a deixe desenvolver a brincadeira, a pintura, a conta de matemática. Isto trará confiança, facilidade com desafios maiores e desenvolverá sua inteligência..

7 – CHORE JUNTO
Nem tudo é “chororô”. Considere o sofrimento. Escute os motivos. Não ignore as razões de choro. Pode ter muita coisa importante por trás das lágrimas. Respeitando o espaço da criança ela permitirá, em confiança, que você seja sempre bem-vindo e bem -inda em seu coração. Criança é um indivíduo também..

8 – PROTEJA E FORTALEÇA A CRIANÇA
Casos de abuso e violência acontecem nos menores descuidos. Casa de amigos e parentes podem ter pessoas fora do seu circulo social. Ensine gradativamente e com sabedoria a criança a se defender e a gritar por socorro. Fortaleça seu caráter e não a deixe vitimizar. Bullyng pode ser vencido com força interna e denúncia.

9 – ORE E ENSINE ORAR
Criança pode e deve orar. Ensine sobre a oração do Pai Nosso. Mostre os pontos e do que se trata. Ore com ela e ensine a orar repetindo suas palavras, desenvolva o orar em publico e a ensine sobre o poder da oração.

10 – CRIANÇA DEVE TER DEVERES E OBRIGAÇÕES
Elas precisam participar desde pequenas da rotina do lar. Aprender a varrer, arrumar a cama e guardar o próprio material escolar será um grande ensinamento para coisas futuras.

11 – ACOMPANHE VIRTUALMENTE
Este tempo trás novos desafios. Smartphones são computadores nas mãos. Redes sociais são porta de entrada de muito lixo e de perigos reais. Saiba o que a criança vê e com quem ela conversa. Pedofilia e pornografia são problemas reais.

12 – LUTE CONTRA O ABORTO
Ideologias assassinas se escondem por detrás de movimentos que colocam aborto como mero caso de saúde publica. Aborto é assassinato.,

Deixo aqui alguns pensamentos neste dia das crianças.
Deus proteja e se revele a cada Criança deste mundo.
Crianças têm sofrido ao longo da história e neste tempo temos novos desafios a enfrentar.
Ore pelas crianças.

Pr. Bruno Barroso
8ª Igreja Presbiteriana de BH