2014
A Igreja Tribos é uma plantação iniciada pelo casal Wagner e Fabiana, que após uma aproximação e estudo das doutrinas da graça, inicia em suas residência um grupo de estudos para exposição do santo evangelho, a primeira reunião ocorre em 09 de setembro de 2014.
Para esta e outros encontros, os convidados eram pessoas que não tinham convivência ou experiência com igreja (pelo menos a princípio) e que não recusariam um convite cordial para um café em casa. A proposta era um momento de comunhão, oração, louvor e estudo expositivo das escrituras, acompanhado de um coffee break. Este estudo continuou quinzenalmente por um tempo, mas, logo viu-se a necessidade de encontros semanais, e assim foi feito.
Por um longo período, estudamos juntos muitos temas relacionados as doutrinas da graça, ensinando e expondo sobre a importância da hermenêutica (ciência de interpretação de textos), e uma boa exegese (interpretação minuciosamente de um texto ou uma palavra), para não se prender a velhas fábulas e interpretações equivocadas das escrituras, o que infelizmente causa um grande prejuízo à igreja no geral e ao indivíduo.
Segue abaixo algumas fotos destes primeiros encontros, outras podem ser vistas em nossas mídias sociais.
2015
Por um longo período o livro de Gálatas fora escolhido por ser o pilar para a compreensão do evangelho conforme Paulo ensina aos irmãos da igreja da Galácia, livro este que Martinho Lutero nomeou como carta magna da igreja, a ponto de chama-lo de minha Katarina.
Muitos outros temas foram surgindo em seguida, como a importância da vida de oração, a interpretação correta das escrituras, os dons, as escolas escatológicas e as doutrinas da graça de forma mais ampla, além de muitos outros estudos de linha reformada.
2016
Em 07 de Agosto de 2016 realizamos o nosso primeiro Culto Dominical (ainda na varanda da residência do Pr. Wagner e Fabiana) onde a ministração da Palavra do Pr. Wagner foi o texto base de Mateus 16:18 (Eu edificarei a minha igreja), proclamando uma nova fase da Tribos, oficializando uma plantação de igreja…
Neste mesmo ano tivemos o primeiro batismo dos irmãos (Dona Graça e Denilson) no dia 12 de outubro, em seguida a comunhão do partir do pão com a Santa Ceia no dia 16 de outubro no culto seguinte.
2017
De janeiro até junho, por motivo de força maior permanecemos apenas com os estudos até encontrarmos um espaço que pudesse ocupar melhor os irmãos e visitantes que vinham para o culto.
Neste período estivemos orando e esperando no Senhor uma direção e esta resposta veio em junho de 2017.
Em uma ação de fé e confiança em Deus, alugamos o salão com promessa de primeira mensalidade no mês seguinte e oramos à Deus para que levantasse pessoas para nos abençoar com ofertas e contribuições para mobiliar o salão e arcar com os compromissos.
No dia 13 de agosto de 2017 tivemos então o nosso primeiro culto público, data que tratamos publicamente ser nosso aniversário de plantação da igreja à comunidade.
2018
Em agosto de 2018 completamos 1 ano do novo espaço agradecidos a Deus.
Desde então temos tentado buscar oferecer aos irmãos condições de crescerem na graça e no conhecimento, sempre planejando reuniões de cultos onde Jesus é exaltado, a Bíblia é exposta e o nome do Senhor é glorificado.
Soli Deo Gloria!
2019
O ano de 2019 fora de grandes realizações, vários eventos e reuniões e cultos.
Conseguimos por meio da fé e da graça de Deus alugar também a sala vizinha, expandindo o espaço para salinha infantil, cantina, escritório e outros.
Tivemos a oportunidade de decorar todo o espaço conforme nosso desejo e criar o mural dos reformadores, faça-nos uma visita para conhecer.
2020
Reformamos o salão principal e o painel da plataforma.
As mulheres tem feito um trabalho maravilhoso com o encontro mensal de Mulheres em Reforma.
Os homens tem um trabalho periódico com os Filhos do Homem.
As crianças com um trabalho semanal durante os cultos e encontro com o Tribos Kids.
Missões, apoiando o trabalho da JAMEC da Igreja Batista em Cristo e a Ação Macedônia que apoia igrejas de Angola/Africa.
Temos focado na pregação do Evangelho, Adorando a Deus e servindo uns aos outros, amando-as como Deus nos amou.
E neste ano de 2020, infelizmente enfretamos a pandemia Covid-19, fechando o templo por 3 meses, realizando nossas reuniões via conferências on-line e transmissão nas midias sociais.
Foi um ano difícil por conta desta pandemia, mas, superamos mais um ano para a Glória de Deus.
2021
Estamos em 2021…
Este ano ainda está sendo um grande desafio para todos, inclusive a Igreja Brasileira no combate a pandemia Covid-19 que ainda tem ceifado tantas vidas.
Começamos este ano com muitos planos e projetos em mente, mas, infelizmente, com o protocolo de segurança onde não podemos aglomerar, os cultos tem sido reduzidos e temos sentido muito a falta de muitos irmãos, o que é compreensível para um momento tão delicado.
Realizmos os cultos presenciais nos primeiros meses e houve pela primeira vez na história um decreto (municipal) impedindo a realização de qualquer reunião religiosa.
Estamos realizando reuniões on-line e estando a disposição para atendimento a qualquer irmão ou irmão que necessitar.