Reunião dia 27/04/2017 – Oração e Leitura da Palavra
Leitura de Jeremias 17:5-10
5 Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor! 6 Porque será como a tamargueira no deserto, e não verá quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. 7 Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor. 8 Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto. 9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? 10 Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.
A palavra do Senhor para um povo que vivia uma falsa espiritualidade, e por ser um povo escolhido diziam: -Palavra do Senhor! -Palavra do Senhor!
Todavia, Jeremias o profeta deixou explicito como eram falsa a espiritualidade e como eles diziam e levantavam incenso ao Senhor, mas, se prostituíam entre as arvores com os postes ídolos, e como aquilo foi uma ação equivocada diante do Eterno que tudo vê e tudo sabe.
Deus diz a seu povo, que eles deveriam arrepender, converter e obedecer o juízo que Deus já havia decretado: EXÍLIO e destruição de Jerusalém.
O Senhor ensina como eles deveriam confiar no Senhor e não em seus próprios braços, ao dizer que o homem que confia em si mesmo, ou na força do seu braço é como uma planta no meio do deserto, que pode a qualquer momento ser atacada e morta pela falta de recursos… sim, assim é o homem que confia em si mesmo. Porém, ele faz a comparação mostrando que BENDITO é o homem que confia no Senhor, e independente do que pode acontecer ao seu redor com as adversidades da vida, ele está ligado diretamente em suas raízes na fonte de vida, ou seja um ribeiro de águas ao seu redor, e seja no calor ou na dificuldade ela permanecerá verde, ela não vai se fadigar e vai produzir seu fruto…
O Senhor diz em Salmos 46 que há um rio que alegra a cidade de Deus e Deus está no meio dela… Quando estamos ligados diretamente em nossas raízes no Senhor, estamos satisfeitos, estamos completos e estamos felizes, este deve ser o nosso propósito, a nossa meta e a nossa vida, está ligado totalmente em Cristo, nosso Salvador.
O homem todavia pode se equivocar achando que poderá achar que está no Senhor ou ligado se acreditar nisso conforme o seu coração, já que o mesmo é enganoso, mas, devemos observar a nossa vida segundo a Palavra do Senhor, segundo os seus mandamentos e sua doutrina, e como a Palavra mesmo diz, quem conhece o nosso coração é somente o Senhor e é ele que nos retribui segundo as nossas ações, de forma que nada foge ao seu controle e seu querer.
Devemos reconhecer nossa fragilidade e nossa dependência de Deus, buscando-O em espírito e em verdade, arrependendo dos nossos maus caminhos e buscando viver uma vida de obediência ao Senhor através da Sua Palavra…
Você já leu a Bíblia hoje?
O que aprendeu? Reflita, estude e tente aplicar o que leu em seu dia-dia…
O Senhor te abençoe!
Wagner Gonçalves
Leave a Reply