Páscoa – Cordeiro e Cruz

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

Vivemos em uma geração onde participamos de ritos e festas “tradicionalmente culturais” e muitas vezes não temos a menor ideia do que essa festa representa para nós e para nossos dias.

Muitas das vezes vivemos esses momentos por tradição de família, dizemos e falamos coisas que foram a nós passadas, mas repetimos e até mesmo se não houver uma interferência externa na situação, vamos ensinar a nossos filhos o que aprendemos e por mero “achismo “continuamos a viver.

Estamos costumeiramente a viver um mês, a saber abril, onde se fala muito e se “comemora” a PÁSCOA, mas pouco se sabe o sentido, origem e com isso acabamos nos moldando pelo que vemos e vivemos ao nosso redor.

Enfim, vamos pela graça de Deus, caminhar no texto bíblico onde podemos entender a origem da Páscoa e ver quais suas implicações em nossas vidas e na vida da Igreja.

Para contextualizar sobre o assunto termos que falar um pouco sobre a situação do povo de Deus, o povo Hebreu, estava sendo escravizado no Egito por 400 anos, conforme Deus já havia falando com Abraão em Gênesis 15:13, mas existia a promessa que eles sairiam de lá e seriam libertos dessa escravidão.

Ao quase se completar essa promessa, Deus levanta Moisés para ser “um libertador” do povo.

Moisés passa a “liderar” esse povo juntamente com seu irmão para “intermediar” a “SAIDA OU ÊXODO” do povo do Egito para a terra prometida, conforme a promessa de Deus.

Nesse momento, por causa da “dureza do coração” do Faraó, Deus leva sobre o povo do Egito as 10 PRAGAS, onde são revelados o poder e a glória de Deus naqueles acontecimentos, onde a 10ª praga era a MORTE DE TODO PRIMOGÊNITO QUE ESTAVA NA TERRA O EGITO, mas antes da execução desse juízo, DEUS ESTABELECE DA CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA.

Tentaremos fazer uma breve exposição parcial do capítulo 12 do livro de Êxodo, onde Deus instituiu algumas ordens ao povo através de Moisés.

Vamos para o texto:

Êxodo 1-2

1 O Senhor disse a Moisés e a Arão na terra do Egito:

2— Este mês será para vocês o principal dos meses; será o primeiro mês do ano.

“Esse mês será o principal”, por quê? Porque marcava um recomeço, uma nova vida, algo novo estava para se começar na vida de todos eles, uma libertação estava prestes a acontecer.

Por isso que a bíblia toda nos mostra que é impossível ter um relacionamento com Deus e continuar vivendo da velha maneira, quando há um agir de Deus em nossas vidas, toda ela é renovada, as coisas velhas ficam para trás.

Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! 2 Coríntios 5:17

Êxodo 3-4:

Falem a toda a congregação de Israel, dizendo: No dia dez deste mês, cada um tomará para si um cordeiro, segundo a casa dos pais, um cordeiro para cada família. 

Mas, se a família for pequena para um cordeiro, então o chefe da família convidará o seu vizinho mais próximo, conforme o número de pessoas. Conforme o que cada um puder comer, por aí vocês calcularão quantos são necessários para o cordeiro.

Aqui Deus a primeira instrução de como e com o que deveria ser celebrada a Páscoa.

Um ponto importante aqui é expresso pela palavra “seh” no hebraico, que está diretamente ligada a idade do cordeiro, que deveria ser filhote e não adulto. O cordeiro que seria sacrificado deveria ser um filhote de no máximo 01 ano.

E essa celebração deveria ser feita em família e com vizinhos mais próximos, algo bem íntimo e com amor, que nos aponta claramente para a vida em comunhão da igreja de Cristo.

Logo no versículo 5, vamos observar os critérios para o cordeiro, onde ele deveria ser perfeito e sem defeitos.

Primeiramente é importante entender que a linhagem é completamente distinta. Cordeiro é a cria da ovelha e do carneiro. Cabrito, da cabra e do bode.

Veremos nesses versículos 6 e 7 quando, que horas e como realizar o procedimento do sacrifício.

Vocês guardarão o cordeiro até o décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o matará no crepúsculo da tarde. 

Pegarão um pouco do sangue e o passarão nas duas ombreiras e na viga superior da porta, nas casas em que o comerem.

Olha só que interessante, no 10º dia vai preparar todo o processo como já lemos no versículo 3, mas somente no 14º toda a comunidade vai fazer o sacrifício. E não seria em qualquer horário, seria no crepúsculo do sol, que é ao pôr do sol.

E então, passar o sangue nas partes laterais e superior da porta da casa onde estarão reunidos.

Uma situação bem interessante é, alguns teólogos defendem que ao marcar a parte superior da porta de forma HORIZONTAL e as laterais das portas de forma VERTICAL, um movimento de CRUZ HAVIA SIDO CRIADO, e mais uma vez está apontando para Cristo na cruz.

De fato, segundo a lei, quase todas as coisas são purificadas com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão. Hebreus 9:22

Porque a vida da carne está no sangue. Eu o tenho dado a vocês sobre o altar, para fazer expiação pela vida de vocês, porque é o sangue que fará expiação pela vida. Levítico 17:11

O sangue do cordeiro era um sinal, um sinal de libertação e de vida, um novo nascimento.

Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus, a qual ele derramou sobre nós com toda a sabedoria e entendimento. Efésios 1:7,8

Não há como olhar para isso e não ver CRISTO FAZENDO O MESMO POR NÓS!

Logo na sequência do texto, os versículos de 8 a 11, Deus aqui vai falar com eles de modo direto de como proceder na preparação da Páscoa e no modo de se portar após a celebração da mesma, ou seja, eles deveriam se preparar para fugir do Egito.

8 Naquela noite, comerão a carne assada no fogo, com pães sem fermento e ervas amargas. 

Não comam do animal nada cru, nem cozido em água, porém assado ao fogo: a cabeça, as pernas e as vísceras. 

10 Não deixem nada do cordeiro até pela manhã; o que, porém, ficar até pela manhã, queimem. 

11 É assim que vocês devem comê-lo: já prontos para viajar, com as sandálias nos pés e o cajado na mão. Comam depressa. É a Páscoa do Senhor. 

Olha um ponto interessante de como eles deveriam estar prontos, no versículo 11: Lombos cingidos/cintos do lugar (roupas para viagem), sandálias nos pés (para suportar qualquer tipo de terreno que fossem passar) e cajado na mão (para apoio de proteção).

Já no versículo 12, Deus anuncia o que aconteceria, a execução da 10ª Praga no Egito, que Ele mataria todo primogênito, tanto homens e animais. Isso colocaria os deuses egípcios numa condição de “impotentes”, pois muitos dos animais que morreriam “eram sagrados” para eles.

Porque, naquela noite, passarei pela terra do Egito e matarei na terra do Egito todos os primogênitos, tanto das pessoas como dos animais, e executarei juízo sobre todos os deuses do Egito. Eu sou o Senhor.

Esse juízo de Deus viria sobre todos por causa da rebeldia do coração de Faraó, do seu endurecimento e da sua inimizade contra Deus.

Mas os versículos 13 e 14 nos mostra uma clara misericórdia de Deus com seu povo, onde o sangue era o sinal que protegeria e salvaria o seu povo da morte.

13 O sangue será um sinal para indicar as casas em que vocês se encontram. Quando eu vir o sangue, passarei por vocês, e não haverá entre vocês praga destruidora, quando eu ferir a terra do Egito. 

14 Este dia lhes será por memorial, e vocês o celebrarão como festa ao Senhor; de geração em geração vocês celebrarão este dia por estatuto perpétuo.

O sangue seria o sinal na porta da casa onde o anjo da morte “passaria a diante” (a páscoa, a passagem) e não executaria o juízo ali em ninguém daquela casa.

Pela fé celebrou a Páscoa e fez a aspersão do sangue, para que o destruidor não tocasse nos filhos mais velhos dos israelitas. Hebreus 11:28

Isso seria celebrado como festa perpetua, ou seja, para sempre, pois marcou para toda a eternidade aquele sangue derramado, deu uma nova vida ao povo de Deus.

Estas são as festas fixas do Senhor, as reuniões sagradas que vocês proclamarão no tempo devido: A páscoa do Senhor começa no entardecer do décimo quarto dia do primeiro mês.
Levítico 23:4,5

Então podemos tentar responder algo sobre a páscoa, o que ela representa para nós?

Nós sabemos que no contexto do povo Hebreu, o sacrifício de animais na Lei era para propiciação dos pecados. O sangue dele derramado pagava (expiava) pelos pecados do povo de Deus, mas esse sacrifício deveria ser repetido ano a ano, conforme a palavra de Deus, vamos analisar brevemente um trecho do livro de Hebreus:

A Lei traz apenas uma sombra dos benefícios que hão de vir, e não a realidade dos mesmos. Por isso ela nunca consegue, mediante os mesmos sacrifícios repetidos ano após ano, aperfeiçoar os que se aproximam para adorar. Hebreus 10:1

Por isso, quando Cristo veio ao mundo, disse: “Sacrifício e oferta não quiseste, mas um corpo me preparaste; Hebreus 10:5

Pelo cumprimento dessa vontade fomos santificados, por meio do sacrifício do corpo de Jesus Cristo, oferecido uma vez por todas.

Dia após dia, todo sacerdote apresenta-se e exerce os seus deveres religiosos; repetidamente oferece os mesmos sacrifícios, que nunca podem remover os pecados. Mas quando este sacerdote acabou de oferecer, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à direita de Deus. Daí em diante, ele está esperando até que os seus inimigos sejam colocados como estrado dos seus pés; porque, por meio de um único sacrifício, ele aperfeiçoou para sempre os que estão sendo santificados. Hebreus 10:10-14 

Para nós cristãos, O CORDEIRO SANTO DE DEUS FOI MORTO UMA VEZ POR TODAS, PAGANDO OS NOSSOS PECADOS. Nos vemos na escritura que o Cordeiro foi morto antes da fundação do mundo, conforme Ap 13:8

Por isso faz todo o sentido quando lemos: Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores. Romanos 5:8

No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! João 1:29

A Páscoa tem um sentido de salvação para todos os que creem na obra de Jesus, isso fica claro nas escrituras quando lemos:

Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus. João 3:16-18

Jesus Cristo morreu em favor dos seus, o Cordeiro Santo de Deus não foi sacrificado em vão.

“Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas; e elas me conhecem; assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. João 10:14,15

Um texto das escrituras claro para nos mostrar o sacrifício do Cordeiro de Deus é Isaías 53:4-8:

Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o considerávamos como aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado por causa das nossas transgressões e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos sarados.  Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu próprio caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós. Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca. Como cordeiro foi levado ao matadouro e, como ovelha muda diante dos seus tosquiadores, ele não abriu a boca. Pela opressão e pelo juízo, ele foi levado, e de sua linhagem, quem se preocupou com ela? Porque ele foi cortado da terra dos viventes; foi ferido por causa da transgressão do meu povo.

Jesus Cristo é a nossa páscoa, o nosso salvador que foi sacrificado, conforme lemos:

 Livrem-se do fermento velho, para que sejam massa nova e sem fermento, como realmente são. Pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado. 1 Coríntios 5:7

Quando colocamos qualquer coisa no significado da PÁSCOA QUE NÃO SEJA CRISTO, O CORDEIRO SANTO DE DEUS SENDO MORTO PAGANDO PELOS NOSSOS PEGANDO, nos colocamos EM TOTAL REBELIÃO CONTRA DEUS.

 Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito, conhecido antes da criação do mundo, revelado nestes últimos tempos em favor de vocês. 1 Pedro 1:18-20

Nossa Páscoa, não deve ser celebrada somente no “domingo de páscoa”, mas todos os dias, por causa da ressureição de Jesus que venceu a morte, e com a sua vitória nos trouxe vida e nos livrou das trevas eternas como já estava predito em toda a Escritura Sagrada.

Ele não está aqui! Ressuscitou! Lembrem-se do que ele lhes disse, quando ainda estava com vocês na Galiléia: “É necessário que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, seja crucificado e ressuscite no terceiro dia”. Então se lembraram das suas palavras.
Lucas 24:6-8

 

PÁSCOA É CRISTO CRUCIFICADO E RESSURRETO, NADA MAIS QUE ISSO.

[/column]

Leave a Reply

Your email address will not be published.