Santificação Hoje

Uma frase na internet me chamou a atenção e me fez refletir bastante sobre o assunto:
A maior luta de Paulo era não voltar a ser Saulo.”

Todo cristão, seja ele “novo ou velho” na fé vai lutar bastante contra si mesmo, no sentido de não voltar a praticar as velhas coisas, atitudes essas que outrora não agradavam a Deus. Vários versículos nas escrituras nos dão entendimento que devemos ser “santos” diante de Deus, pois nossa nova vida deve ser transformada em pensamentos, palavras, atos…

“Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito:  Sejam santos, porque eu sou santo”.
1 Pedro 1:15,16

“Consagrem-se, porém, e sejam santos, porque eu sou o Senhor, o Deus de vocês.”
Levítico 20:7

“Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.”
Hebreus 12:14

Mas, afinal de contas, como podemos definir santificação ou  ser “santos”?
A maior definição de santidade é Deus, um dos seus atributos perfeitos e absolutos é que nele há uma total ausência de trevas, nada de mácula e total singularidade de pureza. Uma vez que o individuo foi predestinado por Deus, chamado, regenerado e convertido, conforme Romanos 8:29-30, a sua vida será um longo e doloroso processo de santificação, pois o propósito de Deus com isso é que sejamos conforme a imagem de seu filho Jesus Cristo. 

“Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado”.
Efésios 1:4-6

Se a santidade é um atributo de Deus e é Ele quem opera em nós e garante a total eficácia, conforme Filipenses 1:6, essa transformação é interior, começando no coração e na mente humana, mas ela deve ser “externada”, ou seja, isso vai refletir na nossa vida exterior.

“Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria. É por causa
dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência, as quais vocês praticaram no passado, quando costumavam viver nelas.”
Colossenses 3:5-7

O Apóstolo Paulo nos fala através da carta as Gálatas sobre as obras da carne e as obras do Espirito, vejamos:

“Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções
e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.”
Gálatas 5:19-21

Percebemos que ele exorta a igreja a abandonar as “velhas práticas” que ainda são praticadas por eles, pois as mesmas não convêm aos costumes de pessoas que
nasceram de novo através da obra do Espírito Santo. [Vale aqui uma autoanalise]: como estamos vivendo e lidando com as “velhas práticas” que tínhamos antes da nossa conversão e como podemos lutar contra as coisas que são abomináveis aos olhos de Deus? estamos mesmos dispostos a viver de maneira que agrada ao Senhor?

Paulo na carta aos Efésios nos dá lições praticas a viver dia após dia matando o “velho homem” com suas “velhas práticas”.

“Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de
pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.”
Efésios 4:22-24

Essa é a chave de toda contextualização prática que devemos ter, ou seja,  nos despir do velho homem e viver uma vida nova em Cristo.
Ainda nas lições praticas da carta aos Efésios, dos versículos 25 ao 32, Paulo continua nos ensinando, embora a carta fora escrita para a igreja de Éfeso, as suas aplicações práticas e espirituais se ampliam a todos nós e a toda a geração futura, conforme 2 Timóteo 3:16-17.

São lições praticas em nosso dia-dia, como: não mentir,  no modo de falar, no modo de agir.
Englobando meios prudentes de trabalhos, abandono de práticas ilícitas, como furto e roubo e levando tudo em conta que somos morada do Espírito Santo e não convém que o entristeçamos. Aplicação como um novo modo de viver em Cristo, resultando na prática do perdão, que convenhamos, até os cristãos que já caminham há mais tempo e tem dificuldade de exercer essa prática e o ensinamento no versículo 32 é justamente essa:

“Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo.” Efésios 4:32

Paulo continua a nos ensinar no capítulo 05 (efésios), sobre viver de uma maneira que  todos deveriam ser: “Sejamos pois imitadores de Cristo…”, essa deve ser a verdadeira e a  única prática do cristão que almeja a glorificação em Cristo Jesus.

Continuando neste capítulo, nos próximos versículos ele ainda nos exorta:

“Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual nem de  qualquer espécie de impureza nem de cobiça; pois estas coisas não são próprias para
os santos. Não haja obscenidade nem conversas tolas nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, ação de graças. Porque vocês podem estar certos disto: nenhum imoral nem impuro nem ganancioso, que é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus.”
Efésios 5:3-5

Todas essas práticas podem e devem ser vencidas, com muita oração, jejum, comunhão e leitura da palavra. Sendo assim, podemos afirmar que Deus nos fortifica
nessa luta diária, pois é Ele mesmo através do seu Espirito Santo que nos intensifica na  perseverança e a largar de vez as praticas que mancham a imagem santa de Deus em nós.

“Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade; e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor”.
Efésios 5:8-10

Abandonem as velhas práticas e vivam o novo homem que nasceu dentro de você ao ser resgatado da morte pelo pecado, vivam intensamente para a glória de Deus,
expressando cada dia mais a imagem de Cristo, proclamando sua obra através das  palavras, atos e pensamentos. 

“Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.”
Colossenses 3:1-3

Exorto-me, da mesma maneira que incentivo a todos, pela luz das escrituras a seguirmos os exemplos de Cristo, que sejamos cada dia mais fortes nas lutas pela
santidade, buscando sempre, acima de tudo a maravilhosa graça e eterna de Deus. 

Soli Deo Gloria
Denilson Freitas

Leave a Reply

Your email address will not be published.