A verdadeira fé pode ser comprovada pela obediência a Deus?

Vamos começar fazendo essa pergunta pra nós mesmos; pois a complexidade da mesma pode desencadear uma série de outras perguntas:
– Como podemos ter certeza da nossa fé?
– Como podemos afirmar que cremos em Deus como nosso criador?
– Como podemos confessar crer em Jesus Cristo como nosso redentor e salvador?
– Como podemos nos declarar “cristãos”?

Enfim, essas e muitas outras perguntas podem vir a nossa mente se realmente analisarmos a pergunta inicial de modo bem mais amplo e para iniciar, o cristão é uma pessoa que professa a crença e é totalmente baseada nos ensinamentos e mandamentos de Jesus Cristo, ou seja, falando de modo simples ele é um seguidor, um discípulo, aquele que faz as coisas como o Mestre fazia e que continua a caminhar como ele caminhava (Atos 11:26 | Atos 26:28).

O ponto chave desse texto pode-se dizer o seguinte:
“se dissermos que somos cristãos, é por que estamos afirmando que “conhecemos” a Cristo, e se o “conhecemos “ então estamos vivendo do modo que ele ensinou e deixou para nós”.

“E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos.” 1 João 2:3

O versículo escrito pelo apóstolo João em uma das suas cartas nos mostra que se conhecemos a Deus e conhecemos a Cristo através de toda sua obra, então guardaremos os seus mandamentos e andaremos conforme Ele nos ensinou. Isso é uma realidade em nossas vidas já que nos denominamos “cristãos”?

Se vivemos em pecado, seja ele qual for e nos agradamos disso é a mesma coisa de você dizer que esta rejeitando a Cristo e não o conhece. Ele é luz e pureza e Nele não habita trevas, conforme 1 João 1:5.
O que adianta dizer uma coisa e viver outra, aquele que diz que anda na luz que o conhece e que faz tudo ao contrário, MENTE! (1 João 1:6).

Muitos textos nas escrituras podem comprovar que se verdadeiramente conhecemos a Deus, NÃO vamos viver de qualquer modo, pois a fé – outrora dada por Deus após a regeneração é caracterizada por frutos, e esses concedidos pelo Espirito Santo. “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança”. Gálatas 5:22.

Um dos atributos de Deus é a Santidade, que nunca será manchada pelo nosso pecado, por isso é impossível conhecer a Deus e continuar tendo prazer no pecado. O Cristão genuíno tem medo, tristeza e luta a todo instante contra o pecado, até mesmo por que somos perseverados e fortalecidos pelo Espirito Santo de Deus. A maior evidência de uma vida santa, ou seja, na luta pela santidade (Hebreus 12:14), é quando no momento certo, Cristo em sua volta gloriosa, irá te conhecer conforme nos relatou Mateus: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade”. Mateus 7:21-23.

Diante desses textos e muitos outros encontrados nas escrituras podemos responder a pergunta:
“A verdadeira fé pode ser comprovada pela obediência a Deus?” SIM, CERTAMENTE!

A verdadeira fé é comprovada pela obediência a Deus!

“Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele”. 1 João 2:5

 

Por Denilson Freitas

Leave a Reply

Your email address will not be published.