Qual a origem da minha Fé?

Porque eu creio?
De onde ela vem?

Temos que nos perguntar sobre essas coisas diariamente para lembrarmo-nos da razão, do Autor e de suas consequências em nossas vidas. A bíblia nos ensina em Hebreus 11:1 que, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos, e que com toda certeza essa fé não poderia ter “vindo” e não “veio” de nós mesmos, pois nossa natureza morta, pecaminosa e depravada não permite tal situação (Rm 3:23 | Ef 2:1 | Cl 2:13).

Então, de onde vem? O livro de Hebreus nos fala em 2:12 que “..Jesus, autor e consumador da nossa fé…”, mas Deus já havia muito previamente em seu plano glorioso falado através do profeta Jeremias que faria uma eterna aliança com seu povo e que eles não se afastariam Dele (Jr 32:40). Essa aliança, sendo bem resumida é uma eterna ligação, um pacto eterno, algo que nunca se romperá, pois foi Deus quem fez com o povo e não o povo com Deus, é uma ligação entre Deus e o seu povo eleito, povo pelo qual seria justificado em Cristo posteriormente (Ap 13:8 | Ef 1:4).

O fato mais importante, é que em nossa aliança com Deus, Mateus escreveu: E lhes disse [Jesus]: Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados. Mateus 26:28.

A obra de Cristo na cruz foi o ápice da consumação da aliança feita por Deus com o seu povo, Ele levou sobre si o maior e mais pesado preço pelos nossos pecados (1Pe 3:18a), levou sobre si a maldição de morrer numa cruz (Gl 3:13) e fez se cumpri a vontade de Deus Pai (Is 53:10). A certeza da fé viria a todos aqueles que cressem nessa obra redentora de Cristo, essa seria e foi para sempre infalível. Jesus Cristo garante a fidelidade eterna com o seu povo através do seu sangue derramado na cruz e testifica que nenhum dos seus iriam deixar de segui-lo, pois ele mesmo os conduziria e preservaria (João 10:14-17).

Se não fosse pela obra da cruz e pelo sangue derramado, não existiria fé em nossos corações. A nossa maior dádiva é poder crer hoje em um Deus que enviou seu filho para pagar pelos nossos pecados e que através dessa maravilhosa e totalmente imerecida graça de Deus, viemos a viver espiritualmente (Tito 3:4-6). Devemos refletir diariamente onde estamos depositando nossa fé, pois qualquer outra “coisa”, “divindade” e até mesmo outro “deus” na qual sua fé esteja depositada, você esta gritando para o mundo que Cristo não foi capaz de pagar pelos seus pecados e que sua morte na cruz foi em vão.

Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. Gálatas 2:20.

“A cruz é o lugar onde a ira e o amor de Deus se une perfeitamente.” Mack Stiles

Denilson Freitas

Leave a Reply

Your email address will not be published.