Arrependei-vos, e crede no Evangelho

Atualmente é comum escutarmos algo como: “Não me arrependo do que fiz e sim das coisas que deixei de fazer”, frases como estas demonstram que ás pessoas agem por instinto, impulso e fazem o que querem sem pensar nas consequências de seus atos e muitas das vezes se pensassem “duas vezes” arrependeriam de não terem feito. Nossos atos e pensamentos podem trazer um mal enorme para nossas vidas se os mesmos não vierem acompanhados de um arrependimento genuíno, mas como identificar se o que estamos fazendo e pensando é realmente ruim?
Como ter certeza da natureza dos nossos atos e de suas consequências?
Como saber separar o certo do errado?
O bom do mal?

Nós como cristãos devemos sempre levar tudo sob a luz das Escrituras e ver o que Deus nos deixou revelado, afinal somente ela é o nosso manual de fé e prática para nos corrigir e instruir (2 Tm 3:15-16).

A palavra arrependimento vem de origem grega – metanoia; que tem como seu real sentido “mudança de mente”, “reconsideração”; ou seja, uma mudança de pensamentos e reconhecer algo ou reconsiderar os fatos.

Uma mudança de pensamento no homem natural é algo comum e cotidiano do nosso dia-dia, afinal como seres humanos temos a capacidade de mudar de opinião para coisas normais do mundo moderno e não de uma “mudança de mente”. Mas tratando-se da palavra arrependimento no nosso contexto bíblico e cristão, como pode um homem se arrepender de certa ação se ele não sabe discernir se é certo ou errado? Já que nós pecadores somente temos a mente inclinada para o mal?

“O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal.” Gn 6:5

Como pode um homem saber se está fazendo o bem ou mal se a natureza dele é corrompida, má e morta (Gn 3:15)? E se ele sempre tende a se inclinar para o mal? (Ec 9:3 | Mc 7:20-23 | Lc 11:39 | Rm 1:29). A questão central aqui é: nunca vamos achar que estamos fazendo o mal, por que o mal faz parte de nós e estamos mortos se não fomos regenerados pelo Senhor.

Desde o antigo testamento temos visto o clamor de grandes profetas em nome de Deus para tentar levar toda uma nação ao arrependimento de seus pecados, pois a corrupção, a maldade e a inclinação do povo sempre foi com atos de pecados e idolatria que os afastavam do Deus Santo.

“Eu escutei e ouvi; não falam o que é reto, ninguém há que se arrependa da sua maldade, dizendo: Que fiz eu? Cada um se desvia na sua carreira, como um cavalo que arremete com ímpeto na batalha.” Jeremias 8:6

 “E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus;”    Joel 2:13a

“Tornai-vos, e convertei-vos de todas as vossas transgressões, e a iniquidade não vos servirá de tropeço.” Ezequiel 18:30

 

Falar de arrependimento é muito complexo pois devemos ter uma visão completa sobre o que realmente a palavra quer dizer, neste artigo já vimos que o sentido da mesma é propriamente uma “mudança de mente”. Nos dias de hoje muitas pessoas sentem culpas de coisas que já fizeram na vida, coisas que não queriam ter dito, coisas que não queriam ter feito, mas o que isso tem haver com arrependimento?
Pensar nas coisas que fizemos no passado é um ato de remorso e não arrependimento. Se culpar, se martirizar é uma questão de preocupação do passado e não de preocupação com o futuro.
O Arrependimento verdadeiro faz com que a pessoa se preocupe com as novas coisas, como aquelas que virão e com uma mudança na mente, no comportamento e em hábitos de uma perspectiva nova de vida, frutos de uma nova criatura.

Sabendo, que o arrependimento é uma ação na nossa vida para o futuro, João Batista já pregava:

“Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.” Mateus 3:2

O fundamento de uma nova vida é o arrependimento, pois sem ter a convicção e o convencimento do pecado nada pode ser mudado e fica mais claro que isso não é uma obra do homem, pois não somos capazes de chegar ao arrependimento se Deus não se manifestar a nosso favor e o nome disso é GRAÇA. Os apóstolos e discípulos sempre pregavam sobre o arrependimento a todos, pois sem ele é impossível uma nova vida ser gerada.

“E, saindo eles, pregavam que se arrependessem.” Marcos 6:12

“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor,” Atos 3:19

Se Deus não agir em nosso favor nada pode ser mudado, pois sem a ação do Espirito Santo em nossa vida, nada muda. Essa atividade graciosa de Deus em nosso ser nos leva a uma completa regeneração e uma criatura completamente nova, pois é Ele que realiza em nossa a boa obra.

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” 2 Coríntios 5:17

Vejamos o que disse o Apóstolo Paulo inspirado pelo Espírito Santo: “as coisas velhas já se passaram, tudo novo se fez”… por isso que o remorso não é arrependimento, afinal, seu passado foi apagado e nada mais importa. A partir de agora somos regenerados e por isso nasce em nós o verdadeiro arrependimento, fruto da obra de Deus através do Espírito Santo, portanto saiba que é impossível depois de ser regenerado continuar vivendo da mesma maneira e com as mesmas atitudes velhas e maus hábitos. A obra de Deus é perfeita e é ela que nos vivifica e nos leva à total ciência de saber quem realmente somos diante de Deus, ou seja, nada! Costumo dizer que nunca saberemos quem Deus realmente é se não conhecermos a nossa própria natureza.

Agora, se analisarmos o Novo Testamento, veremos que a obra de Jesus em seu ministério com seus discípulos foi justamente levar todos ao verdadeiro arrependimento, pois não existe fé verdadeira e sólida na religião cristã, na qual foi concedida por Deus (Hb 12:2) se não tiver um arrependimento verdadeiro, também concedido por Deus.

“E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,” Efésios 2:1

No primeiro sermão dos apóstolos após a ressureição de Cristo, Pedro pregando a uma multidão que esta junto a eles disse-lhes:

“Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;” Atos 2:38

O arrependimento é o primeiro passo para uma nova vida, pois neste mesmo sermão que Pedro pregou quase três mil pessoas foram regeneradas pelo Espirito Santo de Deus. (Atos 2:38-42)

O próprio Rei Davi teve sua grande experiência com um arrependimento quando foi confrontado pelo profeta Natã a mando de Deus (2 Sm 12:7-12). Veja no Salmo 51, escrito pelo próprio Davi, como ele teve um profundo desespero, choro e lástimas devido ao seu arrependimento.

“Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado.
Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.”
Salmos 51:2-3

Davi reconheceu a sua fraqueza, seu erro e seu pecado; frutos de um homem regenerado pelo Espírito Santo graças à imerecida obra de Deus.

A obra do Espirito nos regenera e nos convence de nossos pecados e nos leva ao verdadeiro arrependimento e aquele que é regenerado e vive agora na luz perseverará na luta contra o pecado.

“Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar. Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.” Colossenses 3:8-10

Tenhamos na consciência que toda obra feita em nós é obra de Deus através da Cruz de Cristo para Ele, pois Ele nos aperfeiçoa para a boa obra que Ele começou e terminará (Fp 1:6). Ele nos tirou da imundície dos nossos pecados, onde estávamos mortos e somente por Ele viemos à vida através do profundo, genuíno e piedoso arrependimento.

“Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.” Efésios 2:6-7

“Arrependei-vos, e crede no evangelho.” Marcos 1:15

 

Soli Deo Gloria | Solus Christus
Denilson Freitas

Leave a Reply

Your email address will not be published.