Eu escolho Deus?

No meio evangélico circula uma frase que virou quase um bordão para os crentes (sem exagero), principalmente nas redes sociais. Quem nunca leu ou ouviu a frase “Eu escolhi Deus” ou “Eu escolho Deus” (esta última talvez influenciada por uma música gospel que tem por aí), mas certamente é uma frase de impacto, quase que poética, porém o problema é que ela foge da verdade bíblica das Escrituras e é uma frase que torna o ser humano capaz de fazer suas escolhas espirituais, mesmo não tendo nenhuma capacidade para o mesmo, por isso gostaria de compartilhar o nosso pensamento com vocês sobre o tema.

escolhodeus.

Analisando às Sagradas Escrituras aprendemos que desde a queda de Adão nos tornamos uma geração caída, morta e sem capacidade alguma de fazer escolhas, pois Deus foi bem claro com Adão e Eva que caso eles desobedecessem e comessem do fruto da árvore do conhecimento eles morreriam (e morreram) (Gn 2:16-17 / Gn 3:3).
Sendo assim, como pode um indivíduo MORTO, como disse Nosso Senhor fazer alguma escolha?
Pode um MORTO ter vontade de alguma coisa?
Pode um MORTO escolher se quer viver ou não?
Pode um MORTO escolher a Deus?

A resposta é bem óbvia: –NÃO! Falar que nós “escolhemos à Deus” é uma afronta à sua Santidade e é dizer que as Escrituras Sagradas estão mentindo ou estão erradas, pois Deus disse através de Davi:

O Senhor olha do céu para os filhos dos homens, para ver se há alguém que tenha entendimento, que busque a Deus. Todos se desviaram e juntos se corromperam; não há quem faça o bem, não há um sequer. Salmo 14:1-2

Eu nasci em iniquidade, e em pecado minha mãe me concebeu. Salmo 51:5

Os ímpios se desviam desde o ventre; andam errados desde que nasceram, falando mentiras. Salmo 58:3

Conforme estas passagens apresentadas já podemos ver o que a doutrina da Depravação Total nos apresenta, que não podemos ter a audácia de dizer que buscamos a Deus, muito menos ainda que o escolhemos com nossa natureza morta e perdida, afinal como diz as escrituras: nunca fazemos o bem, nunca buscamos a Deus, pelo contrário, temos total tendência e inclinação à buscar o mal, pois esta é a nossa natureza conforme Deus disse através do profeta Jeremias:

Porventura pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Então podereis vós fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal? Jeremias 13:23

Fazendo uma analogia da nossa natureza morta totalmente incapaz de escolher qualquer meio de vida espiritual observemos Lázaro(amigo de Jesus),  um homem que morreu e por 4 dias ficou sepultado. Tinha Lázaro alguma capacidade espiritual ou física de escolher entre permanecer morto ou viver? Ele poderia ter retirado a pedra do sepulcro e saído de lá em suas plenas faculdades metais e espirituais? Não, nunca! É preciso um chamado e um sopro de vida, uma força infinitamente maior e sem comparação nenhuma para trazê-lo de novo a vida, conforme João 11:1-44.

E sabemos que só Deus pode realizar isso!

Da mesma maneira que Lázaro veio a vida novamente nós também precisamos de um novo nascimento, um chamado à vida que só pode ser realizada por Deus através da sua graça maravilhosa e irresistível em Cristo Jesus. O Apóstolo Paulo deixa isso muito claro em suas cartas pois Deus é o agente da salvação e eleição por meio da Obra de Redenção em Cristo Jesus na Cruz. Ele, Deus, é quem nos faz viver, nos faz nascer e nos faz conforme a sua Soberana vontade trilhar nos caminhos de nosso Cristo.

E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência; Efésios 2:1-2

Não temos condições de ir á Deus se Ele não o chamar, é impossível “escolher” um caminho que não conhecemos.

A sua garganta é um sepulcro aberto; com as suas línguas tratam enganosamente; peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; cuja boca está cheia de maldição e amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Em seus caminhos há destruição e miséria; e não conheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos. Romanos 3:13-18

Segundo ás Escrituras todos nós estávamos mortos até o chamado de Deus e não havia nada de bom em nós (Is 64:6) e destituídos estávamos de sua glória (Rm 3:23).

Deus nos chama MISERICORDIOSAMENTE e sua graça é pura GRAÇA, pois não há mérito algum em nós, nada que possamos fazer pode agradar a Deus. Seu chamado em nós e sua escolha é para sua própria glória, para que em nós possa resplandecer sua graciosa vontade na Obra de Cristo na Cruz e o perdão dos nossos pecados, de forma que Deus se alegra em nós quando vê seu Filho resplandecendo em nossas vidas.

Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie.
Efésios 2:4-9

Paulo nos mostra que nosso chamado é feito por Deus por meio de sua infinita misericórdia e bondade através da fé que outrora fora dada a nós por Ele mesmo (Hb 12:2), sabendo que a fé é um dom de Deus e sendo assim Ele nos chamou, escolheu, elegeu e nos fez nascer da morte para a vida.

Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra. Romanos 11:6

Poderia citar vários textos bíblicos para reafirmar com toda convicção nas Escrituras que se dependesse de nós para “escolhermos” a Deus, nós não o escolheríamos. Graças a Deus por Cristo Jesus que se fez maldito na cruz para propiciação dos nossos pecados e cumpriu eficazmente a vontade Soberana do Pai, pois ela é boa, perfeita e agradável! (Rm 12:2)

Sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição é de Deus; 1 Tessalonicenses 1:4

Sola Scriptura | Soli Deo Gloria

Por Denilson Freitas
Tribos Fé – 01/09/2015

Leave a Reply

Your email address will not be published.