Visão Bíblica sobre o “Dom de Línguas”

ESTUDO SOBRE O DOM DE LÍNGUAS
TRIBOS FÉ – CONTEÚDO REFORMADO

O que é o Dom de Línguas? Qual o seu propósito? Ele continua ou cessou?
Vamos procurar neste estudo responder estas e outras questões acerca do tema.

mapa_biblia

BREVE INTRODUÇÃO

Estudar o dom de línguas é um assunto importante para o crescimento e edificação do corpo, principalmente por que este é um assunto muito mal interpretado e até mesmo utilizado nos meios mais carismáticos. Sabemos todavia que é um assunto que causa divergências devido a interpretações equivocadas por parte de muitos, sendo assim este estudo nem sempre será bem aceito pois vai de encontro à experiência pessoal de muitos dos cristãos pentecostais da atualidade que acreditam estar falando as chamadas “línguas estranhas” que o livro de Atos e Corintios apresentam, sendo este o motivo da maior resistência e muitos outros apenas repetem mediante uma experiência que hoje é chamada de segunda benção, ou seja, o batismo com Espírito Santo, onde uma das evidências é a manifestação do dom, assim como acreditam que ocorreu em Atos capítulo 2. Porém, existem também muitos estudiosos das escrituras que acreditam na continuidade dos dons, inclusive o dom de línguas, porém com algumas ressalvas relacionado ao que é visto e ouvido nos meios mais pentecostais, porém, devemos considerar que apenas no ano de 1906 no chamado Avivamento da Rua Azuza que há relatos desta manifestação conhecida nos dias de hoje como “Línguas Estranhas”, então, em vez de continuísmo, chamamos de restauracionismo, já que não há relatos históricos nem mesmo dos pais da igreja evidenciando a continuidade dos dons, principalmente este que será tema do estudo. Para concluir é necessário lembramos que uma das regras na interpretação bíblica é: “Não transformar nossa experiência pessoal em doutrina, mas sim o que dizem as escrituras”.

“Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres todos os dias”.
Martinho Lutero.

Ainda é necessário lembrarmos que este assunto ou esta experiência não é primordial para a salvação, apesar de ser importante o seu estudo para edificação do corpo, pois remete muitos ao erro pela falta do conhecimento bíblico, assim como podemos afirmar que acreditar ou não acreditar não é condição pra nada no que se refere à obra da salvação de Cristo.

Também não é um assunto para criar divisões e nem fazer com que os que pensam diferente por compreender a situação bíblica sintam-se mais espiritual, ou talvez pior, tipo, não acreditando que os dons que Cristo concedeu a igreja no tempo oportuno sequer existiram.

A Bíblia não diz que o dom cessou, mas também não diz que ele não cessou, isso vai de acordo com pesquisas e análises do assunto nas escrituras e uma luz a sua correta interpretação; por exemplo: relacionado ao dom de curas, podemos compreender que o mesmo foi diminuindo conforme Paulo nos mostra ao não poder curar por exemplo seu pupilo Timóteo(1 Timóteo 5:23), assim como Trófimo(2 Timóteo 4:20), e porque não, a si mesmo… logo, o poder de Deus em operar milagres e curas nos dias atuais é sim possível, afinal Ele tem feito isso em todo o mundo, porém não acreditamos que hoje uma pessoa possua o dom como os discípulos possuíam, ao ponto que até suas sombras curavam as pessoas; o que Deus faz hoje é operar seu milagre conforme sua boa vontade e seu propósito, sem show (da fé), sem palco, sem preço, sem badulaques, … mas, este é tema pra outro tópico.

Estudar sobre o dom de línguas também não é um meio para te tornar julgador dos que acreditam e continuam na pratica, mas, para te fazer compreender a luz das escrituras o que é o dom e para qual proposito ele foi concedido à igreja, e aí sim, você poder fazer a sua auto-análise à luz das escrituras.

Ao ler o relato de Gênesis é interessante ver que aquilo que aconteceu na Torre de Babel quando os homens por uma ideologia acreditavam que poderiam retornar aos céus (estado do paraíso), mas como juízo do próprio Deus, Ele confundiu as línguas, separando aqueles povos e dando origem as nações da terra, mas agora em pentecostes (Festa Bíblica), o que percebemos é Deus unindo novamente as nações com a manifestação e inauguração do ministério do Espírito Santo para se cumprir o que o Senhor Jesus havia dito: “Sereis minhas testemunhas em todas as nações”, ou seja, o propósito era e sempre foi exaltar a Cristo para a Glória do Pai.

INÍCIO DO ESTUDO

Leitura de Atos 2:1-4

“e cumprindo-se o dia de pentecostes, estavam todos no mesmo lugar; e de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.

E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.

E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.”

A primeira pergunta que pode surgir é:

Quais línguas eram estas?

A Bíblia responde:

Vejamos o que está escrito na continuação do texto em Atos 2:5-6:

E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.

E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.

 

A primeira coisa que observamos até então é:

Estavam os apóstolos e os demais discípulos reunidos orando, buscando a Deus conforme Jesus havia os ordenado:

E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder. Lucas 24:49

E ao cumprir se o dia de pentecostes (a festa bíblica realizada pelos judeus) o Espírito Santo se manifestou com poder e grande glória, e concedeu a eles a capacidade de falar em outras línguas conforme já lemos em cima; agora, quais línguas eram ditas? A bíblia sempre responde a bíblia, então vejamos quais eram:

E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: pois quê! Não são galileus todos esses homens que estão falando?

Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?

[COMENTÁRIO:
Eles então ficaram maravilhados pensando, como estes galileus (iletrados) conseguem falar na nossa própria língua? Ou seja, língua terrena, materna, idiomas conhecidos… ]

QUAIS ERAM OS POVOS QUE ESTAVAM LÁ?


A BÍBLIA TAMBÉM RESPONDE:

Partos, medos e elamitas; habitantes da Mesopotâmia, Judéia e Capadócia, Ponto e da província da Ásia, Frígia e Panfília, Egito e das partes da Líbia próximas a Cirene; visitantes vindos de Roma, tanto judeus como convertidos ao judaísmo; cretenses e árabes. Nós os ouvimos declarar as maravilhas de Deus em nossa própria língua!
Atos 2:9-11

E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: que quer isto dizer?
E outros, zombando, diziam: estão cheios de mosto.
Atos 2:7-13

Agora, imagina os iletrados, pescadores, agricultores, marceneiros e ex-publicanos discípulos falando das GRANDEZAS DE DEUS na língua de pessoas de outras regiões, países e nações? Como isso era possível? É a mesma coisa de nós tupiniquins começarmos a falar das grandezas de Deus para um Japonês, falando em Japonês, ou para um Árabe, falando em Árabe…, imagina? ficariam perplexos…

Sendo assim, lendo com calma o que aconteceu em Atos, conseguimos concluir facilmente que as línguas faladas em Atos 2, pelos discípulos eram: Línguas terrenas, línguas humanas, línguas de outros idiomas terrenos… Não vamos aqui nem nos ater aos originais hebraicos do formato mencionado como “Glossia e Dialéktos”, porque o texto está claro.

Vamos agora para a segunda pergunta, pois já que sabemos que conforme as escrituras as línguas mencionadas em Atos eram línguas humanas, agora, vamos para o propósito dela, afinal qual era a finalidade deste dom? pra que Deus à concedeu?

Vejamos o que as escrituras ensinam:

De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis.
1 Coríntios 14:22

Qual sinal é este?

Quem são os infiéis?

Paulo quando foi resolver este problema do dom sendo usado incorretamente na igreja de Corinto, explicou para aquele povo o que era o dom e qual a finalidade dele, mas antes considere o seguinte: Os irmãos de corinto devido ter recebido o dom, usavam incorretamente, todos falando sobre as grandezas de Deus mas, porem ninguém entendia nada, pois não tinha ninguém com a capacidade de interpretar, onde ele (Paulo) sugere que buscassem esta capacidade de Deus, por isso ele esclarece o seguinte: As línguas são um Sinal para os infiéis… agora, a profecia é para os fiéis… por isso Paulo ensina a origem bíblica da línguas e o que é este sinal:

Está escrito na lei: por gente de outras línguas, e por outros lábios, falarei a este povo; e ainda assim me não ouvirão, diz o senhor.
1 Coríntios 14:21

Veja que Paulo está explicando quem são os infiéis, e mostrando que SINAL é este que ele mesmo citou no versículo anterior. 

Ele diz: ESTÁ ESCRITO NA LEI.


Vejamos de onde Paulo retira a explicação da origem do Sinal que Deus deu pra explicar este dom:

Pois bem, com lábios trôpegos e língua estranha Deus falará a este povo,
Isaías 28:11

O profeta Isaías retirou esta passagem da Lei, a saber na repetição que Moisés prepara para a nova geração dos Hebreus (já que muitos haviam morrido no deserto), e onde ele explica sobre as bênçãos de ser fiel a Deus e as maldições de ser INFIEL a Deus:

O Senhor levantará contra ti de longe, da extremidade da terra, uma nação que voa como a águia, nação cuja língua não entenderá;
Deuteronômio 28:49

Quando Israel abandonava a lei de Deus, os seus decretos e eram infiéis a Deus o que acontecia? Uma nação com idioma diferente chegava e destruía tudo e ainda os levavam cativos… Foi assim com os Babilônicos, Assírios, Persas, etc…

Então quando Israel ouvia um idioma estranho (línguas estranhas), eles sabiam que algo ruim estava pra acontecer, pois logo chegaria uma nação para guerrear e destruí-los, ou seja, as outras línguas era UM SINAL DE JUÍZO DE DEUS SOBRE ISRAEL.

Quando estudamos o profeta Jeremias, conseguimos ver bem este acontecimento:

“ó comunidade de Israel”, declara o Senhor. “estou trazendo de longe uma nação para atacá-la: uma nação muito antiga e invencível, uma nação cuja língua você não conhece e cuja fala você não entende.
Jeremias 5:15

O profeta Isaías também cita a mesma passagem, agora trazendo esperança ao povo após se reconciliarem e Deus trazer o perdão:

Você não tornará a ver aquele povo arrogante, aquele povo de fala obscura, com sua língua estranha, incompreensível.
Isaías 33:19

Se Paulo está explicando para os corintos que o dom de línguas era um Sinal para os infiéis, ao ler que o mesmo retirou da lei a explicação, concluímos que os infiéis eram os Judeus, já que o eles eram o único povo que conhecia a lei de Deus.

Sendo assim, entendemos que os infiéis do texto não são os nãos crentes da atualidade, mas os judeus incrédulos e infiéis na obra que Deus estava realizando.

Vejamos o que acontece no capitulo 2 de Atos quando Pedro explica o que está acontecendo com os irmãos que falam em outras línguas das grandezas de Deus:

Então Pedro levantou-se com os onze e, em alta voz, dirigiu-se à multidão: “homens da Judéia e todos os que vivem em Jerusalém, deixem-me explicar-lhes isto! Ouçam com atenção:
Atos 2:14

É bom lembrar que Pedro era judeu e conhecia a lei, os profetas… e é claro que ele fez a ligação do que Paulo também explica aos Corintos, que isso era um sinal de Deus conforme foi dito também pelo profeta Joel, que isso era um sinal de Deus como juízo, ou seja, os judeus infiéis podiam fazer esta ligação, já os outros povos apenas ouviam as grandezas de Deus e a explicação do Apóstolo, onde os arrependidos se somaram cerca de 3 mil homens naquele dia pela propagação do Evangelho.

Então concluímos o seguinte, o dom de línguas era uma capacidade especial que o Espírito Santo concedia aos salvos para propagar as grandezas de Deus a todos os povos com a língua terrena desconhecida para eles, mas que era para os infiéis um sinal de Deus como juízo, já que eram obstinados em seu coração contra as verdades do Senhor.

PERGUNTAS:

Mas quem fala em línguas fala em mistérios, por isso não entendemos o que o outro fala, e então precisamos do dom de Interpretação de Línguas, correto?

NÃO!

Vejamos então como a Bíblia trata esta questão. Olha o que Paulo diz:

Sigam o caminho do amor e busquem com dedicação os dons espirituais, principalmente o dom de profecia.
Pois quem fala em língua não fala aos homens, mas a Deus. De fato, ninguém o entende; em Espírito fala mistérios.
1 Coríntios 14:1,2

 

O que são os mistérios mencionados por Paulo aqui? Seriam as “línguas estranhas“ ditas nos cultos e/ou reuniões de orações pentecostais? O que a Bíblia ensina:

Leiamos o que está escrito em Romanos 11:25-27

Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério {para que não presumais de vós mesmos}: que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado;
e assim todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades; e este será o meu pacto com eles, quando eu tirar os seus pecados.

Leiamos também Romanos 16:25-27;

Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar, segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério guardado em silêncio desde os tempos eternos, mas agora manifesto e, por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus, eterno, dado a conhecer a todas as nações para obediência da fé; ao único Deus sábio seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém.

 

Ainda, 1 Coríntios 2:1-2:

 

Eu mesmo, irmãos, quando estive entre vocês, não fui com discurso eloquente nem com muita sabedoria para lhes proclamar o mistério de Deus.
Pois decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado.

 

Pelo contrário, falamos da sabedoria de Deus, do mistério que estava oculto, o qual Deus preordenou, antes do princípio das eras, para a nossa glória.
Nenhum dos poderosos desta era o entendeu, pois, se o tivessem entendido, não teriam crucificado o senhor da glória.

Também, 1 Coríntios 2:7-10:

Pelo contrário, falamos da sabedoria de Deus, do mistério que estava oculto, o qual Deus preordenou, antes do princípio das eras, para a nossa glória.

Nenhum dos poderosos desta era o entendeu, pois, se o tivessem entendido, não teriam crucificado o Senhor da glória.

Todavia, como está escrito: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam“; mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus.

Esta passagem acima é interessante, pois muitos a utilizam para referir-se a glória futura no paraíso, dizendo: O que nem olhos viram e ouvidos ouviram e jamais chegou à mente dos homens é o que Deus preparou pra aqueles que forem fiéis e chegarem aos céus, mas não é isso que está sendo aqui, a Bíblia diz que o que não foi visto e nem ouvido e jamais chegou ao coração do homem FOI REVELADO por meio do ESPÍRITO, a saber, o EVANGELHO DE JESUS CRISTO.

Após consideramos estes poucos de muitos outros versículos que tratam do tema, entendemos que quando Paulo cita em 1 Coríntios 14:1-2, sobre quem falava em línguas, falava em mistérios, o mistério é claro como em Atos 2, que se tratava das Grandezas de Deus, a saber o Evangelho de Jesus Cristo, mas, como falava em uma língua que para os demais era desconhecida, somente Deus entendia, isso está claro também no texto, se não tivesse alguém pra ouvir com a capacidade de interpretar, logo não trazia esperança e nem força aos cristãos, por isso ele é enfático em dizer, se não tiver interprete, fique calado.

Se não houver intérprete, fique calado na igreja, falando consigo mesmo e com Deus.
1 Coríntios 14:28

 E mais uma vez, releia o texto de 1 Coríntios 14, e veja onde Paulo está sendo irônico ou crítico quanto ao que muitos faziam naquela igreja sobre o dom, sob uma nova luz bíblica, você compreenderá melhor.

Porém, alguém ainda ao ler este capítulo pode dizer, mas quem fala ou ora em línguas não fala a homens, mas a Deus e a SI MESMO SE EDIFICA.

OPS!!!

Quem fala em língua a si mesmo se edifica, mas quem profetiza edifica a igreja.
1 Coríntios 14:4

 

Vejamos o que diz o Apóstolo em sua mesma carta, mas no capítulo 12:

A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum.
1 Coríntios 12:7

Ou seja, como sabemos o dom espiritual não é para a própria edificação ou uso particular, mas para um bem comum, para edificar o CORPO DE CRISTO.

Quem fala em língua a si mesmo se edifica, mas quem profetiza edifica a igreja.
1 Coríntios 14:4

 

Por isso ele diz, se você ora em línguas, peça também a capacidade de interpretar, porque senão, ninguém será edificado, pra alcançar o propósito de um dom, edificar a IGREJA.

Se a pessoa tem um dom, e usa só para si, não tem como atingir o objetivo dos dons, agora é claro que quem tem um dom é edificado, por exemplo, se eu tenho um dom de ensino, logo, eu estudo, eu aprendo, sou edificado, mas se não passo o conhecimento e não ensino ninguém, não estou agindo corretamente para o propósito do dom que é ensinar outras pessoas, capitou?

Ah, mas você não entende que quem fala em línguas, fala a língua dos anjos?

Afirmar que as línguas estranhas são línguas dos anjos, é um equivoco gigante, pois em momento nenhum a bíblia afirma isso e muito menos nosso querido Apóstolo Paulo.

Leia novamente com entendimento:

Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.

Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei.
Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá.

1 Coríntios 13:1-3

Agora responda pra si mesmo:

Paulo está afirmando que falava a língua dos anjos?

É o mesmo que você disser:

Se eu for a marte, se não tiver amor, nada adianta.
Se eu falar em japonês, não tiver amor, nada adianta…
Ou seja, isso significa que eu vou  a marte? Ou falo japonês? NÃO!

Ainda podemos questionar:

Paulo tinha todo o conhecimento?

Paulo movia montanhas?

Paulo tinha fortuna para dar aos pobres?

Paulo não está dizendo que fala as línguas dos anjos, então, é um equivoco esta afirmação e muito mais imaginar que um anjo quando chegou pra Maria disse:
Anjo Gabriel: labaxuria balla halls.
-Maria: Oi?

Então entenda, o que Paulo usou em 1 Co 13, é uma hipérbole, assim como usada em outras passagens, o que significa um Exagero pra comparar algo.

Então, entenda, ninguém fala a língua dos anjos e nem os anjos falam assim como ouvimos hoje em dia, leia as escrituras e verá que os anjos quando manifestados falaram a língua compreensível para os ouvintes da terra.

Pra concluir:

Se as línguas foram um sinal de juízo de Deus conforme Paulo ensinou em 1 Coríntios 14 e Pedro alertou em Atos 2, quando veio o juízo?

A história mostra que no ano de 66 dC a 73 dC houve em Israel a chamada Grande Revolta Judaica, com três grandes rebeliões, sendo a Primum(66), Kitos(70) e a Bar Kokhba(135), começando com pequenas rebeliões, porém no ano 70 dC o General Romano Tito Flávio Vespasiano Augusto  destruiu Jerusalém completamente, deixando o templo e a cidade em ruínas além de ter matado milhares de judeus, e podemos dizer que sim, isto foi o juízo de Deus para aquela nação!

Logo, compreendendo o estudo a passagem de Deuteronômio 28:49  pode ser aplicada para os dias de hoje?

NÃO!

Afinal, foi uma profecia aplicada aos JUDEUS, nós gentios não conhecíamos a lei naquela época, então os infiéis eram os judeus incrédulos do tempo da escrita, hoje estamos em uma nova aliança, enxertados nesta oliveira por meio de Jesus Cristo nosso Senhor.

Agora é interessante observarmos que Deus usou o mesmo dom que era de sinal de juízo para os israelitas para a proclamação do evangelho, de forma que foram testemunhas em Jerusalém, Judeia,  Samaria e confins da terra. Imagina como fariam isso naquela época sem conhecimento das outras línguas?

Assim como Deus em Babel separou as nações, confundindo as línguas em Pentecostes ele reuniu novamente as nações através do dom apresentando neste estudo, revelando o que outrora era oculto,a saber o evangelho de Jesus Cristo crucificado!

Sola Scriptura – Soli Deo Gloria

Wagner Gonçalves

Fontes:
 Bíblia de Estudos Genebra
 Wikipedia
 Eltecom – Pr. Glauber Manfredini
 Batista Redenção – Pr. Thomas Tronco

Leave a Reply

Your email address will not be published.