Santa Ceia do Senhor – Sacramento Bíblico

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

Sempre no segundo domingo de cada mês, com a graça de Deus temos um momento importantíssimo para a vida cristã individual e coletiva da igreja, sendo assim, gostaria de contar com a atenção e leitura cuidadosa deste pequeno resumo referente a este sacramento que Deus nos deu: A Santa Ceia do Senhor.

A Ceia é uma ordem de Jesus e esta deve estar presente em um culto solene ao nosso Deus, como também é o batismo.

E, tomando um pão, havendo dado graças, o partiu e o serviu aos discípulos, recomendando: “Isto é o meu corpo oferecido em favor de vós; fazei isto em memória de mim”.
Lucas 22.19

Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Mateus 28:19

O culto a Deus deve ser realizado com a leitura das escrituras, com a pregação bíblica e adoração a Deus com sabedoria, fé, reverência… Assim como os votos a Deus, os jejuns, as ações de graça em ocasiões especiais; tudo de forma santa e com muito temor.

Porque a santa ceia é importantíssima para o cristão?

Porque é um sacramento. É uma ordem, sendo assim deve ser obedecida e realizada, ao mesmo tempo que é um privilégio e uma oportunidade maravilhosa concedida por Deus para não só sermos ouvintes e leitores da Palavra, mas também vivermos as escrituras.

Quando cultuamos a Deus não temos que ser criativos e conduzidos pela cultura para modificar a forma de culto a Deus, já que, tudo que deve ser realizado no culto, foi instituído pelo próprio Deus desde o princípio e ele rejeita o falso culto, (lembra do fogo estranho?), sendo assim, a Ceia é um momento especial no culto que devemos tratar com toda diligência e temor.

Porque devemos ter a Ceia então no culto?

Porque foi instituído por Deus e ele trata da memória de algo que não seriamos capazes de realizar e muito menos satisfazer, ou seja, o sacrifício de Cristo no nosso lugar, então, todo culto é sobre isso.

Ao ler as escrituras observamos claramente que não havia culto em Israel sem sacrifício, e o mesmo é o que acontece todos os dias que nos reunimos como Igreja para cultuar a Deus, o sacrifício de Cristo é que nos une e está presente em todo culto, mesmo quando não realizamos os sacramentos ordenados do batismo e ceia. Logo, entendemos que só tem culto porque Cristo morreu naquela cruz em nosso lugar derramando seu precioso sangue, nos dando agora livre acesso a presença do Todo Poderoso, podendo assim adorá-lo, render-se a Ele e confessar nossos pecados crendo no perdão de Deus por meio da sua graça e misericórdia.

Então, quem pode celebrar a Ceia do Senhor?

Este papel foi dado aos ministros que devem por meio da declaração da Palavra de Deus, orando e abençoando os elementos presentes, pão e vinho como sagrados a partir do momento da oração, de forma que para este uso especial seja anunciada a morte de Cristo até que Ele volte e tão somente aos que se acharem presentes na congregação possam comer e beber.

O pão e o vinho não se tornam corpo e sangue de Cristo como creem os católicos romanos, estes elementos se tornam símbolo do corpo e do sangue de Cristo, e estes também não devem ser tratados de forma banal, pois é condenável, e assim sendo, aqueles que irão participar da ceia devem considerar este ato como uma oportunidade abençoada para comungar com o Senhor e com os irmãos reconhecendo que fazem parte do corpo de Cristo, e para que tenhamos sempre este momento como uma oportunidade única e de grande honra.

Sendo assim, não inventamos e nem acrescentamos nada de novo que “já não esteja” nas escrituras no momento da ceia, apenas, a proclamação da Palavra, a oração dos elementos e a constrição e confissão de pecados individuais, compartilhando em seguida o pão e o vinho.

Porque é importante ter a Ceia do Senhor?

Primeiro para que a igreja compreenda de forma clara o seu significado, que por ser uma refeição espiritual e comunitária, como foi e era a Páscoa, ela fala da comunhão da família de Cristo, podemos hoje fazê-lo olhando para o Calvário, onde Cristo foi sacrificado por nós.

Ela é de extrema importância também porque está presente na história da Igreja e por tudo o que ela representa e já foi dito neste estudo.

Quando realizamos a Ceia lembramos do derramamento de sangue de Cristo e o seu novo pacto em Seu sangue, e como os benefícios deste ato com ação da graça de Deus por meio do Espírito Santo nos abençoa e nos prepara para sua salvação.

Assim como oração, jejuns e outros, a Santa Ceia é um poderoso meio de graça se entendida e realizada corretamente, pois representa e revive em nós um dos principais fundamentos da fé cristã, a morte de nosso Senhor (com o pão partido) e o novo pacto da aliança com seu sangue (com o vinho), sendo nós, os participantes os beneficiados por esta expiação, pois assim estamos participantes da Sua mesa, não por obrigação, mas, por direção e benção do Espírito Santo em graça e amor.

Portanto meus irmãos, não devemos jamais abandonar ou tratar levianamente este sacramento importantíssimo, pois, representa para nós, os cristãos, um dos momentos mais importantes e imprescindível para quem está crescendo na fé de nosso Senhor.

Quem pode participar?

Primeiro é importante saber que é de extrema importância que os membros não ausentem da Mesa de nosso Senhor Jesus Cristo.

Nós não negamos ou dificultamos aos membros de participarem da comunhão da Mesa do Senhor e muito menos colocamos imposições de forma que isso se tornem obrigatório ou pragmático, mas, deve ser uma ação livre e de graça por parte dos cristãos, pelo reconhecimento e amor ao Senhor de suas vidas.

A ceia é destinada aos filhos de Deus, crentes professos e regenerados pela lavagem do Espírito Santo, sendo assim, realizamos uma vez por mês este sacramento com toda diligência e temor.

O que a Bíblia exige, é que os que irão participar da Ceia, examinem-se a si mesmos sobre o seu conhecimento em discernir o corpo de nosso Senhor, sobre a nossa fé e então alimentar-se Dele e ter Nele o arrependimento, amor e obediência, e não comam e bebam de forma indigna, sendo réus do corpo do Senhor, portanto, devemos sempre orar e clamar a Deus pelo seu perdão e abandonar os nossos pecados.

Não devemos também achar que podemos nos justificar diante de Deus com os nossos atos e obras, isso só é possível pela morte do Filho em nosso lugar; A Bíblia diz que se alguém pecar, temos um advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, homem… devemos Nele ser perdoados e termos comunhão com o Pai, portanto, não vivam novamente atemorizados, pois, recebestes o espirito de seu Filho que clama, Aba Pai.

Aqueles que visitam a igreja e não tem ainda uma confissão publica de fé e batismo serão advertidos do significado tanto comunitário quanto espiritual deste ato, não sendo apenas um ritual vazio, todavia, se o visitante estender as mãos e comer do pão e do vinho, é de responsabilidade dele e não dos ministros e da igreja, não haverá restrição individual, a não ser em casos claros de membros em disciplina, o que será por responsabilidade dos presbíteros antes e durante o ato.

A Ceia do Senhor deve ser parte integrante do Culto Solene, não só por seu simbolismo e espiritualidade, mas também por ela ser inseparável do Culto a Deus, símbolo da morte vicária de Cristo, que nos deu vida, e um poderoso “meio de graça” ao povo de Deus, (assim como para os visitantes, que não tomando parte na mesa, ainda assim podem ver Cristo neste Sacramento), pois em Cristo nos tornamos aptos a render Culto que agrade a Deus.

 

Amém!

Wagner

[/column]

Leave a Reply

Your email address will not be published.