Um sonho: Belo Horizonte reformada pelo Evangelho!

Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê;
Rm 1:16a

É com base nesta passagem que devemos sempre olhar para o nosso mundo caído.
Eu particularmente olho para a cidade de Belo Horizonte, e mais, propriamente para a Região de Venda Nova, composta pelos bairros Serra Verde, Minas Caixa, Cenáculo, Parque São Pedro, Jardim Europa, Letícia, Candelária, Canaã e os próximos de Santa Luzia/MG com grande olhar de misericórdia.

A cidade de Belo Horizonte tem cerca de 2.5 milhões de habitantes, já a região de Venda Nova completou 308 anos em junho deste ano e tem cerca de 270 mil habitantes.

E infelizmente o que observamos é um número elevado de homicídios, muitos jovens envolvidos em drogas e prostituição, muitas famílias longe de Deus e sem interesse nenhum com a vida na igreja… observando este cenário, perguntamos, como a cidade pode ser transformada pelo poder do evangelho?

Lendo o livro de Atos 19:1–22 vemos a história de Éfeso, uma cidade importante e influente no mundo da época de grande poder econômico e comercial. A cidade tinha o famoso templo de Artêmis ou Diana, onde pessoas do mundo inteiro eram atraídas pelo ocultismo religioso praticado naquele templo pagão, lá eram realizados encantamentos, magias e feitiçarias. Prometia-se a fecundidade (o poder de gerar filhos), proteção, êxito no amor e prosperidade nos negócios, muito parecido com alguns templos “cristãos” do nosso tempo.

Muitas pessoas faziam viagens até lá para compras de quinquilharias, amuletos e objetos supostamente consagrados. O comércio já intenso no ambiente daquela cidade se misturava com o comércio religioso.

É ali que surge Apolo (At 18), um judeu que era muito poderoso nas escrituras, que começara a pregar e ensinar que Jesus Cristo era o Senhor.
Paulo chega posteriormente na cidade e complementa esta mensagem de forma ainda mais profunda, questionando-os, se haviam recebido o Espírito Santo quando creram no Senhor?!

A Bíblia narra que Paulo orou e impôs as mãos sobre eles, para que pudessem receber o Espírito Santo e eles foram cheios da plenitude de Deus.

Paulo entrou em uma sinagoga e passou a evangelizar naquele local. Alguns se convertiam, outros endureceram o coração e se recusavam a crer.

Após estes acontecimentos e a popularidade da mensagem transformado vidas e os milagres realizados, agora muitos vinham de outras cidades não mais para visitar o templo de Diana, mas para ouvir Paulo ensinar sobre a Palavra de Deus com poder e autoridade.

O texto de Atos fala que Paulo ensinava diariamente naquela cidade, cinco horas por dia, em um local que ficou conhecido como a Escola de Tiranos, e isso é maravilhoso, quando observamos o poder que o Evangelho pode realizar em uma vida, quanto mais em uma cidade, ao ponto que os moradores da cidade que seguiam artes mágicas trouxeram os seus livros, e os queimaram na presença de todos e, feita a conta do seu preço, acharam que montava a cinqüenta mil peças de prata, sem contar em quem quis se passar por seguidor de Jesus e passou vergonha com espíritos malignos.

Agora, olhando agora para nossa cidade, cheia de idolatria, cheia de violência, prostituição e todo tipo de imoralidade que a Palavra de Deus rejeita, o que podemos fazer?

Como acabamos de ler, precisamos da Palavra de Deus e do poder do Espírito Santo.
Como está escrito, o Evangelho é este poder de Deus para salvação.
Olhamos muita das vezes céticos para nossa cidade, para nosso bairro, para nossa rua e família, pensando que talvez estas pessoas nunca serão salvas, ou que talvez elas nunca terão seu coração tocado por Deus, mas, este milagre, já aconteceu conosco quando eramos tão incrédulos quanto estes, mas, agora que temos Cristo, temos uma responsabilidade, pregar o evangelho, formar discípulos.

“Porque o nosso evangelho não chegou até vós tão somente em palavra, mas sobretudo em poder, no Espírito Santo e em plena convicção, assim como sabeis ter sido o nosso procedimento entre vós, e por amor de vós” 1 Ts. 1:5

Devemos pregar o Evangelho no Poder do Espírito.

A Bíblia diz: A fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus.

Nossa cidade precisa de Jesus, precisa do Evangelho, no poder do Espirito, para que o homem pecador, se arrependa e venha para Cristo, como diz Robert Murray M’Cheyne:

Ó pecador! o Espírito Santo veio até você? Doce é a paz que gozam aqueles ensinados por Ele. Quando é tempo de sequidão, pastores militam em vão; eles gastam suas forças por nada e em vão. Eles se sentem como que parados à beira mar, falando às pedras duras, ou às ondas violentas, ou ao indomável vento. Mas, quando o Espírito Santo vem, os mais débeis instrumentos são feitos poderosos, “poderosos em Deus, para demolição de fortalezas”. Ó! ore por tal tempo.

A reforma que a cidade já construída precisa é de Cristo!

Igreja já estabelecidas abandonarem o pragmatismo religioso que tem como objetivo encher templos e voltarem às escrituras.

Precisamos de cristãos sinceros que saibam o que é o evangelho.

Precisamos de cristãos que se importam com a missio dei (Missão de Deus).

Precisamos de cristãos que não tenham o evangelho como uma auto ajuda para seus problemas e desejos.

A igreja precisa voltar para o Sola Scriptura e pregar o Evangelho ao povo, formando discípulos que amam a Deus e ao próximo, servindo a comunidade e atraindo as  pessoas para Cristo pela pregação do Evangelho e o bom testemunho de uma igreja unida no Senhor.

Ore por Belo Horizonte.

Ore por Venda Nova e região.

Deus abençoe!
Solus Christus

Dele, por Ele e para Ele!

Pr. Wagner

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.