A Tribos é uma Igreja Reformada? O que é ser reformado?

Por conta de alguns pregadores que tem ganhado popularidade e notoriedade na exposição bíblica, o termo “reformado” ou “igreja reformada” tem entrado em evidência.
Mas, por abuso de alguns e desconhecimento de outros, infelizmente, muitos que entram conhecem alguns pontos da doutrina calvinista ou reformada, em vez da piedade e misericórdia, abraçam uma arrogância, o que não é saudável, e começam a atacar os demais irmãos cristãos que abraçam doutrinas diferentes, o que é um erro, fazendo com que infelizmente muitos tendem a olhar para as novas igrejas reformadas como uma nova seita que está surgindo.

Respondendo esta primeira pergunta, as Igrejas Reformadas são uma seita?

No Brasil, a primeira igreja evangélica (1555-1558) inicia-se com a colônia francesa na baía da Guanabara, atual Rio de Janeiro, a história é que chegaram muitos cristãos reformados e pastores enviados pelo reformador João Calvino, sendo assim, os primeiros cultos já foram realizados por uma Igreja Reformada da França.

A história mostra que estes foram traídos e perseguidos pelos romanistas, que acabou por dizimar a igreja reformada no país.

Em 1630 no Nordeste, o governador Maurício de Nassau do Brasil holandês, dezenas de pastores e missionários pregaram a fé com as diversas linguas, traduzindo o Catecismo de Heidelberg na língua tupi.

Em 1642, João Ferreira de Almeida, um português que também abraçou a fé reformada e se torna pastor numa Igreja Reformada na região da Ásia, inicia o trabalho que nos abençoa até os dias de hoje, a tradução da Bíblia para a língua portuguesa, trabalho concluído no século XVIII.

Já no século XIX a igreja evangélica volta para o Brasil, sendo agora os presbiterianos e congregacionais, herdeiras da Reforma de Genebra, com a mensagem clara que Deus salva pecadores por graça e não obras.

No decorrer da história, entre os séculos XX e XXI, várias igrejas oriundas da Holanda estabelecem no Brasil.

Concluímos que, as Igrejas Reformadas surgem a partir do século XVI, que buscam uma ligação com a Igreja Apostólica do primeiro século, retornando as escrituras.
Sendo assim, não são uma seita, mas, uma Igreja que visa glorificar a Deus por meio da sua Palavra e fidelidade.

Então, dito isto, respondemos, o que é ser uma Igreja Reformada?

O termo foi utilizado durante a Reforma Protestante (comemorada em 31/10/1517), antes, as igrejas Católica Apostólica Romana e Ortodoxa do Oriente eram as principais cristãs do mundo.
As práticas e crenças estavam baseadas em interpretações incorretas da Bíblia, e Martinho Lutero lidera um movimento chamado Reforma, o termo protestante veio daqueles que opuseram.
Neste processo que espalhou pela Europa, temos Zwinglio, Bullinger, João Calvino, com o movimento chamado Tradição Reformada.

Como já foi dito acima, as crenças teológicas que os primeiros reformadores tinham e que continuam até os dias de hoje, a teologia reformada também é chamada de Calvinista.
Quando a igreja é reformada, ela é marcada pelo reconhecimento da fé cristã constantemente articulada e confessada.

Sendo assim, cremos que o cristão reformado crer (fide) em Cristo (Christus), é salvo pela graça (gratia), amante das Escrituras (Scriptura) e viver de maneira que agrade a Deus (Deo Gloria).
Não descarta a Palavra de Deus, como sua lei, mas, compreende que vive pela graça sem abraçar o legalismo e a libertinagem.
Ama a igreja, compreende que ela é a noiva de Cristo e se submete ao Seu Senhor.
É livre em Cristo, pois foi pra liberdade que Ele nos chamou, mas, principalmente para adorá-lo dentro daquilo que a escritura prescreve.
Ama Deus e sua missão, e compreendendo que Deus é missionário, busca imitar o seu Senhor.
Ama as escrituras e sabe que é Deus é o único Deus, soberano sobre todas as suas obras e seus caminhos, e faz tudo conforme sua vontade e propósito, sustentando todas as coisas pela Palavra do seu poder.

Precisamos reforçar sempre o nosso compromisso pessoal com o estudo da Palavra de Deus. Restaurar o amor e a comunhão tanto entre os da família como da igreja.

Que o amor por missões, amor pelos que sofrem, amor pelos perdidos possam ecoar em nossos corações os cinco solas: Sola Scriptura, Sola Fide, Solus Christus, Sola Gratia, Soli Deo Gloria, isto é, Só a Escritura, Só a Fé, Só Cristo, Só a Graça e Glória somente a Deus.
Para que conheçam a grande graça e amor do Deus Pai, Criador de todas as coisas.

Ecclesia semper reformanda est
(Igreja reformada está sempre se reformando)

Wagner Gonçalves