A Verdadeira e única mensagem do Natal

Nossa sociedade tem muita facilidade em “seguir” tradições e “costumes” dos qual ninguém nunca se preocupou em saber qual o sentido real. Vivemos em tempos onde é mais fácil seguir o que nós fomos ensinados pelos pais e familiares do que ter a audácia de procurar saber toda verdade.

Estamos na época de fim de ano e isso nos trazem festas como Natal e Réveillon, de onde tradicionalmente comemoramos algumas coisas das quais muitos não sabem nem a origem e nem o motivo pelo qual estão comemorando…  bom, pelo menos a maioria não!
Quero ser prático e rápido, com a luz das escrituras apresentar um real sentido para o Natal, do qual é completamente desfigurado com a cultura em que vivemos, infelizmente.

Quando pensamos em Natal, temos culturalmente a capacidade de vinculá-lo ao papai noel, presentes, decorar árvores com luzes e afins, muitas comida e bebida e pra alguns ainda o nascimento do menino Jesus.

Neste sentido temos ainda uma tradição cristã, da qual alguns têm como bel prazer o viver o “espírito do natal”, do qual se esquecem das práticas ruins e se alimentam com uma falsa paz temporária. Famílias e amigos que não convivem nada durante o ano todo, querem esquecer as “diferenças” e viver “horas maravilhosas em paz” em prol de uma noite reunidos em alegria e amor. Hipocrisia!

Deveríamos viver de tal maneira o ano todo, cada dia, cada minuto de nossas vidas, não somente para um prazer próprio e mutuo, mas por que assim fora o mandamento de nosso Salvador: “E Jesus disse-lhe: Amará o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o
primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Mateus 22:37-39

Enfim, não quero me delongar nas práticas culturais e sociais das pessoas, mas ainda sobre o natal temos a ciência (mesmo que rasa) que o mesmo é uma festa cristã da qual o nascimento de Jesus é lembrado, conforme foi registrado nas escrituras, mais claramente pelo profeta Isaías e nos livros dos evangelhos.

Lucas descreve que o anjo Gabriel anunciando a Maria, a virgem, sobre sua gravidez de um menino que seria chamado de Jesus, em Lucas 1: 26-35.
Muito vivo isso na mente de toda a humanidade, se assim podemos dizer, pois essa é a mensagem “vivida” hoje em dia, mas gostaria de trazer uma pergunta a mente de cada leitor para instigá-lo a compreender a verdadeira mensagem do natal.

“Porque Deus providenciou o nascimento de Jesus na terra?”

Dessa pergunta podem surgir dezenas de outras, mas vou me limitar a tentar esclarecer essa “mensagem natalina”.

Sabemos biblicamente que a humanidade é morta em pecados que herdamos de Adão, e nossa natureza é caída, por isso vivemos claramente inclinados a fazer sempre aquilo que é contra a vontade de Deus (Romanos 3 | Efésios 2 | Gênesis 3 a 5). Davi falou claramente inspirado pelo Espírito Santo que:
“O Senhor olha dos céus para os filhos dos homens, para ver se há alguém que tenha entendimento, alguém que busque a Deus. Todos se desviaram igualmente se corromperam; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer”. Salmos 14:2,3

A humanidade é completamente perdida em seus próprios deleites e desejos. Estamos debaixo de uma ira, de um juízo de Deus por causa dos nossos pecados e estes
nos afastam de Deus:

“Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá. Pois as suas mãos estão manchadas de sangue, e os seus dedos, de culpa. Os seus lábios falam mentiras, e a sua língua murmura palavras ímpias. Ninguém entra em causa com justiça,
ninguém faz defesa com integridade. Apoiam-se em argumentos vazios e falam mentiras; concebem maldade e geram iniquidade”. Isaías 59:2-4

O profeta Isaías já havia falado em claras palavras que nada podemos fazer a fugir dessa ira de Deus, estamos todos condenados e sentenciados a pagar pelos nossos pecados. Mas, pela sua infinita misericórdia Deus nos envia seu Filho perfeito, Santo, sem pecado e sem culpa alguma a pagar pelos nossos erros.

“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz”. Isaías 9:6 

Posteriormente o profeta ainda falaria assim:

“Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido.” Isaías 53:4

“Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós. Ele foi oprimido e afligido, contudo não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores
fica calada, ele não abriu a sua boca”. Isaías 53:6,7

Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor faça da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão.”.

Essa é a mensagem que a humanidade tem que ter em mente, Jesus veio ao mundo para morrer e pagar uma dívida, ou seja, suportar a ira de Deus em nosso lugar. Fica muito claro que nossos esforços para tentar nos salvar dessa ira foi, é e sempre será inútil. Foi preciso uma providencia das mãos de Deus para satisfazer a sua ira, algo que nós nunca poderíamos fazer.

Jesus Cristo veio e foi crucificado injustamente para pagar por um preço altíssimo naquela cruz, da qual o seu sangue foi derramado no propiciatório pelos nossos pecados, afinal, ele foi e sempre será o cordeiro imaculado de Deus que tira o pecado do mundo. O justo pagou um alto preço pelos injustos, nós!

“Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito.” 1 Pedro 3:18

Se temos acesso ao Pai Eterno hoje é por causa da vinda e da morte de Jesus Cristo em nosso lugar, isso já foi feito e nada mudará isso.

“Tendo-o provado, Jesus disse: “Está consumado”! Com isso, curvou a cabeça e entregou o espírito.” João 19:30

Jesus bradou na cruz e assim tudo foi pago. Temos acesso direto ai Pai através da obra da cruz, pela fé em Cristo Jesus que nos salvou do cálice da ira de Deus. Jesus é o autor e consumador da nossa fé, (Hebreus 11.1), Ele é o único caminho e mediador que nos leva até o Pai (João 14:6 | 1 Timóteo 2:5) é tudo sobre Ele
(Romanos 11:36).

Como a mensagem natalina pode ser tão simplificada em nosso tempo como apenas o nascimento do menino Jesus?
– Ela é muito mais grandiosa do que isso, é o envio de um salvador para os pobres e condenados pecadores.

“Uma humanidade decaída em seus pecados que está sob a ira de um Deus justo, bom e perfeito e nada pode fazer para mudar isso. É necessário um grande e misericordioso mover de Deus em enviar seu filho único, perfeito há morrer em nosso lugar e assim receber a ira e satisfazer a glória de Deus. 
Somente através da fé na obra de Cristo na cruz que podemos ter acesso ao Pai e assim alegremente seguir os ensinamentos de seu mestre Jesus e viver de modo que a todo o momento resplandeça a glória de Deus em nossas vidas.”

Essa mensagem não pode e não deve ser diminuída de forma alguma, esta é a única e verdadeira mensagem do natal e do Evangelho de Cristo Jesus.

Não é somente um nascimento, mas sim a vinda do eterno Salvador para pagar pelos nossos pecados.

“O tempo é chegado”, dizia ele. “O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam no evangelho!”
Marcos 1:15

Denilson Freitas
Solus Christus

Leave a Reply

Your email address will not be published.