Como são os cultos da Igreja Tribos?

Devido à natureza humana pecaminosa, o povo de Deus não é raro se desviar da verdade. É comum o homem perverter a verdadeira religião ao eliminar elementos considerados desagradáveis. Ele também a corrompe pela adição de ideias próprias. Essa tendência de deturpar a verdadeira religião, mediante adição ou subtração, constitui a razão de Deus ter advertido Israel de nada acrescentar ou retirar de sua Palavra:

Agora, pois, ó Israel, ouve os estatutos e os juízos que eu vos ensino, para os cumprirdes; para que vivais, e entreis, e possuais a terra que o Senhor Deus de vossos pais vos dá. Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu vos mando (Dt 4.1,2).

Esta passagem da Escritura — além de outras semelhantes a ela — forma a base da doutrina chamada sola Scriptura [somente as Escrituras] dos reformadores protestantes. Isto é, somente a Bíblia é a autoridade final em todas as questões de fé e prática. Todo o conselho de Deus concernente a todas as coisas necessárias
para a glória dele é para a salvação, fé e vida do homem, ou é expressamente declarado na Escritura ou pode ser lógica e claramente deduzido dela. À Escritura nada se acrescentará em tempo algum, nem por novas revelações do Espírito, nem por tradições dos homens […] há algumas circunstâncias, quanto ao culto
de Deus e ao governo da Igreja, comuns às ações e sociedades humanas, as quais têm de ser ordenadas pela luz da natureza e pela prudência cristã, segundo as regras da Palavra, que sempre devem ser observadas”.

Portanto, tudo o que o homem faz deve ter por base mandamentos explícitos da Escritura, deve ser deduzido de forma lógica ou clara, ou, caso seja circunstancial, ser ordenado pela luz da natureza e da prudência cristã, de acordo com as regras gerais da Palavra (e.g., tempo ou lugar de reunião etc.).

A Bíblia é nossa única regra infalível concernente à fé e prática. Não há área da vida na qual essa verdade seja mais aplicável que no respeitante ao culto. Antes de entrar na terra prometida, Deus advertiu os israelitas da idolatria e do sincretismo (i.e., mistura) com os cultos pagãos:

Guarda-te, que não te enlaces seguindo-as, depois que forem destruídas diante de ti; e que não perguntes acerca dos seus deuses, dizendo: Assim como serviram estas nações os seus deuses, do mesmo modo também farei eu. Assim não farás ao Senhor teu Deus; porque tudo o que é abominável ao Senhor, e que ele odeia, fizeram eles a seus deuses; pois até seus filhos e suas filhas queimaram no fogo aos seus deuses. Tudo o que eu te ordeno, observarás para fazer; nada lhe acrescentarás nem diminuirás (Dt 12.30-32).

Tudo o que não é ordenado pela Escritura no culto a Deus é proibido.

Tudo o que a igreja realiza no culto deve ter base em um mandamento divino explícito, ser lógica e claramente deduzido dele, ou derivar-se de um exemplo histórico aprovado (e.g., a alteração do sétimo dia para o dia do Senhor para o culto comunitário).

Sendo assim, o culto que realizamos a Deus, primeiro só é possível por causa de Jesus, que é o sacrifício perfeito (uma vez por todas)… e sendo assim, seguimos a seguinte programação:

• Abertura com leitura da Palavra de Deus, breve explanação e oração.
  • Momento de Louvor com canções que sejam cristocêntricas, exaltando a glória de nosso Deus.
  • Oração por temas diversos conforme observação ou necessidade.
  • Momento de Consagração de contribuições com oração e ação de graças no louvor.
  • Oração pelas crianças e professores (encaminhadas para salinha).
  • Exposição da Palavra de Deus seguida de oração por todos os presentes.
  • Benção Final com orações.
  • Canção Benção Apostólica.

O culto tem duração de duas horas, acontecem aos domingos a partir das 19 horas.

Faça-nos uma visita.
Seria um prazer adorar e buscar a Deus com você!

Soli Deo Gloria
Pr. Wagner